Tutorial do Painel de Controle (cPanel)

Tutoriais cPanel

Acesso ao Painel de Controle

http://hospedandosites.com.br/cpanel

A primeira configuração que você deve fazer em seu CPANEL, é colocar seu email de contato (qualquer um – desde que voce tenha acesso a ele todos os dias) no seguinte link da pagina principal do seu painel de controle – “Por favor atualize o seu e-mail de contato” – este link está disponivel no topo do seu painel – se você não colocar nenhum email, você não receberá comunicados importantes.


Principais Funções do Painel de Controle: Ao acessar seu painel de controle, você já terá acesso a todas as informações de sua conta – espaço utilizado, subdomínios, bancos de dados, recursos de e-mail, contas de FTP, tráfego de dados, etc..

Menu ‘HOME’ Retorna à página inicial do seu Cpanel.

Gerenciar E-mails – Neste menu, você será encaminhado para outra página com mais 08 sub-menus que se refere a contas de emails, são eles:

  1. Acesso ao Webmail: Clicando neste menu, você será encaminhado ao seu Webmail, você precisará digitar um login e senha de um email já existente em seu painel de controle.
  2. Adicionar e remover emails: Neste link, você poderá criar limitadas contas de emails POP3 do tipo nome@seudominio.com.br e configurar em seu programa local de emails, como o Outlook Express, Eudora entre outros, além de visualizar suas mensagens em nosso Webmail.
  3. E-mail Pega Tudo: Este link define um email padrão para que receba qualquer email inexistente.
  4. Auto-respostas: Neste link você poderá criar Auto-respostas.
  5. Bloquear emails indesejados: Este link é muito útil. Você poderá definir uma lista de emails que não queira receber em seu webmail.
  6. Redirecionar emails: Neste link, você poderá definir qualquer email para receber mensagens enviadas para um email de sua conta em nosso servidor.
  7. Filtro Spam: Um bom filtro anti-spam.
  8. Modificar entrada MX: Você poderá apontar todos seus emails para seu servidor remoto.

Outros Menus

1. Alterar senha de FTP: Neste link você poderá modificar a sua senha de acesso ao Painel de Controle e FTP.

2. Subdomínios: Neste link você poderá criar subdomínios do tipo http://subdominio.seudominio.com.br.

3. Gerenciador de FTP: Neste link você poderá criar contas de acesso a FTP adicionais. ao criar um acesso de FTP adicional, o sistema criará automaticamente um diretório em seu FTP que corresponderá ao acesso atribuido.

4. Páginas de Erros 404/403/401: Neste link você poderá configurar suas páginas de erros personalizadas.

5. Gerenciador de Arquivos (FTP via WEB): Você poderá utilizar este recurso para criar, carregar, mover, renomear e apagar arquivos e diretórios. Ideal para usuários com pouca experiência com FTP.

6. Proteger Diretório: Neste link você poderá proteger determinados diretórios por senhas. Esta opção somente funcionará se o dominio em questão estiver com as extensões Front Page DESABILITADAS.

7. Ferramenta de Backup: Você terá total flexibilidade e baixar o último backup de seus arquivos e banco de dados. O backup é atualizado diariamente.

8. Banco de Dados MySQL: Neste link, você terá a flexibilidade de criar banco de dados MySQL, definir usuários ao banco de dados e ter acesso ao PhpMyAdmin, para criar, modificar tabelas e seus respectivos registros. Ao acessar o PhpMyAdmin, escolha a linguagem Português Brasil.

9. Tarefas Cron: Utilize apenas de você for um usuário avançado em Cron Jobs, caso contrário você poderá danificar o seu domínio. Esta é uma interface para o programa CRON. Através dele você pode agendar a execução de uma tarefa para uma determinada hora ou em intervalos regulares.

10. Tipos de Mime: Derfinições de MimeTypes

11. Handlers do Apache: Definições do Handlers do Apache.

12. Prevenção de Link: Proteções de links.

13. Estatísticas Web e FTP: Nunca mais você irá ter dúvidas sobre o sucesso de seu website. Este recurso lhe permite acompanhar com detalhes como anda as visitas de seu website, lhe mostrando quantas visitas, sessões, transferência de arquivos você teve por dia, semana, mês e ano. Tudo acompanhado de gráficos em formato de linha, barras, torta e múltiplas barras. Você vai saber de onde os seus visitantes estão vindo antes de visitarem o seu site, quais são as páginas mais visitadas, qual é o browser mais utilizado e muito mais informações. Disponibilizamos diversas estatísticas.

14. Script de Bate Papo: O chat permite que seus visitantes se comuniquem, criando um ambiente de “comunidade virtual”, ou que você atenda seus clientes. Basta incluir uma simples linha de código em sua página, para ter o chat funcionando.

15. Scripts em CGI: Esta função lhe permitirá instalar gratuitamente em sua conta diversos scripts pré-configurados, tais como contadores, livro de visitas, relógio, contagem regressiva, CGI-Mail, Formmail, pesquisa no site e outros. Com estes recursos, a instalação de scripts que iriam tomar um bom tempo e exigir muito conhecimento técnico, agora é automática, rápida e simples. Poderá também ativar uma opção que lhe permitirá executar scripts com seu login de usuário.

16. Ferramentas de Rede: Traça a rota de seu domínio.

17. Extensão Frontpage™: Esta opção instala as extensões FrontPage 2002 para que você use todos os recursos do mais popular programa de confecção e manutenção de websites. Obs.: Também é compatível com todas as versões anteriores do FrontPage.

18. Forum: Instale um excelente script de Forum – totalmente personalizável.

19. Chaves PGP: Uma “chave” é como se fosse uma senha, e é utilizada para criptografar textos ou arquivos de forma que alguém que os intercepte, e não seja o destinatário intencionado, não possa fazer uso algum de seu conteúdo. O GnuPG, assim como outros sistemas de criptografia por chave pública, utiliza duas chaves: uma para “embaralhar” o texto, a chave pública, e outra para torná-lo legível novamente, a chave privada. Qualquer um que queira mandá-lo uma mensagem particular utiliza sua chave pública para criptografá-la. Apenas com a chave privada correspondente, que só você tem, é que é possível reverter o processo de criptografia. Através deste gerenciador, você pode manipular seu “chaveiro”, isto é, o arquivo que contém sua chave privada e as chaves públicas que pertençam a você ou àqueles com quem você deseja se comunicar.

Acesso ao Webmail • http://www.seudominio.com.br/webmail/ (seu dominio deve estar com os nossos DNS´s já propagados).

  • lUCAS

    meu cpanel nao abre só ta dando um erro la e entri em contato com vcs mas vcs só mandam eu pedir para a acistencia de rede liberar as seguntes portas **2082 e ** 2095 ja liberaram isso pra mim umas 5 vezez ja e n da certo! poha ajuda ae!

  • Matheus

    Como posso resetar o DNS sendo que quando criei não vi a opção permanente