Qual é o melhor antivírus gratuito?

Comparativos

Há várias opções de antivírus gratuitos para baixar da internet. E quando é preciso escolher um deles, o usuário sempre se questiona: qual deles é o melhor para defender o PC dos vírus?


Para isso, colocou os cinco antivírus gratuitos mais baixados do Downloads INFO (AVGAviraAvastImunnet e Microsoft Security Essentials) para se enfrentarem em um teste que analisou o potencial de proteção, o desempenho e também os recursos de cada um deles.

Os antivírus enfrentaram uma amostra com 21.587 vírus. No pacote, feito com pragas que surgiram no mercado de 2010 para cá, malware de todo tipo: cavalo de troia, botnet, time bombs, worms, hijackers, entre outros. Além do poder de detecção, avaliamos a capacidade dos antivírus em detectar phishings e o desempenho de cada um deles durante a varredura da máquina.

Foi avaliado ainda o desenho da interface e a facilidade de uso cada um dos programas. Um antivírus complexo de usar é difícil de configurar, ou seja, dificulta a vida dos usuários. Os recursos extras também foram avaliados – eles são importantes para ampliar a proteção do micro.

Mas antes de partirmos para o resultado, algumas considerações sobre o teste.

  • Testamos os antivírus nas mesmas condições, ou seja, no mesmo sistema operacional (Windows 7 Ultimate 64 Bits totalmente atualizado) e no mesmo computador: um PC equipado com um processador AMD FX-8150 de oito cores de 3,6 GHz, 4 GB de memória RAM e disco SSD de 128 GB.
  • Os antivírus enfrentaram ainda um repositório de phishings. Os endereços foram acessados a partir do navegador Internet Explorer 9, devidamente atualizado, com as configurações padrões e, inclusive, sem nenhum tipo de add-on ou extensão. O recurso filtro de segurança, que usa recursos de proteção do Windows, foi desabilitado durante o teste.
  • Todos os programas, durante o teste, tinham as atualizações – definições contra vírus – mais recentes disponibilizadas pelos fabricantes.
  • Um antivírus bom não pode ser medido apenas pelo nível de detecção, mas também pelos recursos extras e, claro, desempenho. Por isso, esses dois tipos de dados foram levados em consideração na avaliação dos produtos.

5º – Microsoft Security Essentials

O antivírus da Microsoft não ficou na última posição à toa. Ele teve um péssimo desempenho nos testes. Quando foi exposto ao pacote de pouco mais de 21 mil vírus, só detectou 1,7 mil malware – e gastou mais de 4 horas e meia para a tarefa. Para piorar, o antivírus não aumentou a proteção do sistema contra phishing, deixando o usuário exposto aos links maliciosos da internet, e nem disponibiliza recursos para aumentar a sensibilidade da detecção de vírus.

Dos cinco antivírus testados, o Microsoft Security Essentials é o que mais consome memória do sistema quando está em standby (cerca de 12 MB – mas o número pode variar de um computador para outro). O software, como a maioria dos rivais, é fraquinho no pacote de recursos: oferece apenas antispyware, antirootkit e uma integração com o firewall nativo do Windows 7.

Se o programa ficou devendo na detecção, o software acerta na interface. Ela está totalmente em português e não abusa dos termos técnicos (o que é bom para os leigos). Contudo, o software não é recomendado para quem conhece pouco de informática, já que ele não é capaz de garantir eficiência na proteção contra as pragas da internet. Ou seja, o software só dá a falsa impressão de proteção.

4º – Avira Free Antivirus

O Avira detectou cerca de 10 mil vírus do pacotão com 21 mil malware (menos da metade). Um desempenho bastante fraco. O antivírus também foi incapaz de ampliar a defesa contra links maliciosos no Windows – um tipo de proteção que é extremamente necessário hoje, visto que a maioria dos ataques de segurança se origina na internet.

O software deixou a desejar também na parte de desempenho.

Quando estava em standby, o Avira consumia cerca de 10,7 MB da memória RAM. No entanto, quando é ativado para rastrear vírus no PC, o Avira aumenta bastante seu consumo: na máquina foi para mais de 150 MB e deixou o micro bastante lento. O valor é quase 12 vezes maior do que a média registrada nos demais antivírus do teste.

O Avira também apresentou um outro incômodo (e que pode irritar muito os usuários que gostam de PCs rápidos): ele dobra o tempo do boot. Ou seja, se o seu Windows demora 20 segundos para ligar, com o Avira instalado ele vai levar 40 segundos para ficar pronto para uso.

O software também é pobre em recursos e só oferece um extra: um sistema antispyware. A interface, no entanto, é bem boa. Apesar do visual simplista, os comandos são organizados e fáceis de encontrar. Um leigo, por exemplo, não terá dificuldade em compreender os comandos para realizar a varredura específica.

A interface do programa também oferece um painel com opções avançadas, ideal para os usuários com um perfil mais técnico. Nela, por exemplo, estão as opções para aumentar a sensibilidade do antivírus e refinar algumas características. Contudo, nem aumentando a sensibilidade da varredura, o Avira melhorou seu desempenho – o que faz dele um antivírus arriscado para quem navega por sites suspeitos e não se preocupa ao abrir qualquer tipo de anexo que recebe pelo e-mail.

3º – Immunet Free Antivirus

O software é um pouco diferente dos demais. Enquanto os outros antivírus usam vacinas baixadas da internet, o Immunet consulta uma base de proteção local e outra que está na nuvem. Em tese, isso aumenta a proteção: já que o software sempre tem acesso a uma base mais atualizada de vacinas.

Só que essa vantagem, no entanto, não foi capaz de colocar o Immunet na frente neste teste. O antivírus detectou apenas 10,9 mil vírus do pacote de vírus (com cerca de 21 mil ameaças). O software foi mal também na parte de phishing: ele não bloqueou o acesso do Windows a alguns links maliciosos.

Por usar a nuvem de internet durante a investigação de vírus no PC, ele demorou 327 minutos para analisar o pacote de vírus – ou seja, quase seis horas. O tempo é muito extenso, ainda mais quando se leva em conta que o computador usado é de alto desempenho e a conexão banda larga de alta velocidade.

O Immunet Free Antivirus, no entanto, foi um dos software que menos consumiu memória do computador durante o teste. Quando estava em standby, ele usava 2 MB de memória do sistema; já quando era ativado para fazer a varredura de vírus, o Immunet aumentava o uso para 10,3 MB. O software também afetou pouco o boot do Windows: aumentou apenas em 23% a inicialização do sistema operacional.

Se vai bem no desempenho, o software vai mal na interface (que é só disponibilizada em inglês). A central de controle do Immunet parece que não evoluiu como as dos demais antivírus. Os comandos estão distribuídos desordenadamente e, em alguns momentos, são lentos e poucos intuitivos – o usuário mais leigo poderá se perder para executar uma varredura mais avançada. O software também oferece poucas opções de configurações avançadas, o que desagrada os usuários mais exigentes e ávidos por refinar a segurança do micro.

2º – AVG Antivirus Free 2012

O AVG, durante os testes, deu um susto. Ao enfrentar o pacotão de vírus, ele insistia em detectar apenas 95 vírus. Depois de algumas investigações, o problema foi descoberto: ele é configurado nativamente para ignorar arquivos sem extensões executáveis. E como a maioria dos vírus não tinha uma extensão executável (como .exe e .pif), o AVG não identifica os malware.

Ao mudar as configurações do software para obrigá-lo a investigar todos os arquivos, o cenário mudou. Com a sensibilidade ampliada, o AVG não só identificou os vírus como teve o melhor desempenho de detecção do teste: descobriu e eliminou 16,2 mil pragas do pacotão de 21 mil vírus.

Segundo a AVG, o software deixa de varrer (na configuração nativa) os arquivos não executáveis para ter um melhor desempenho. A ideia da empresa é boa, pois deixa a varredura rápida. Mas também cria um problemão. Se o usuário não muda as configurações do AVG, o PC pode ficar com vírus inativos armazenados e, assim, se tornar um hospedeiro de ameaças (segundo os próprios fabricantes de antivírus, arquivos não executáveis, como imagens e PDFs, podem conter vírus).

Na parte de desempenho, o software registrou uma marca ruim. Ele ampliou o tempo do boot do Windows em 223%. O consumo de memória dele também foi alto frente aos outros antivírus do teste: em standby, o AVG 2012 Fre usou quase 10 MB de memória RAM; quando estava caçando vírus, o programa consumiu cerca de 16 MB.

O antivírus, por ser gratuito, tem um bom pacote de recursos. Além da proteção contra vírus, ele traz ferramentas para defender o PC de phishing, rootkits e spywares. Ele também instala um widget no desktop do Windows – que funciona como um atalho para a varredura padrão do AVG.

A interface do programa é simples, organizada e intuitiva – indica bem o que está ativo e inativo, por exemplo. No entanto, quando o usuário acessa a parte de opções de cada um dos recursos do software, ele pode se perder por causa da quantidade de opções. Apesar dos problemas, o AVG 2012 Free – quando configurado corretamente –  é uma excelente solução para defender o PC.

N.E.: Para ativar a varredura de arquivos não executáveis no AVG Free 2012, o usuário deve ir até a opção Ferramentas. Nesta opção, escolher Configurações Avançadas e na sequência Verificações. Feito isso, ativar as quatro opções de verificações (Verificar todo o computador; Verificação de Extensão de Shell;  Verificar Arquivo / Pastas; e Verificação de dispositivo móvel).

1º – Avast 7 Free

No teste, o Avast venceu o AVG por detalhes. O programa capturou 15,8 mil vírus do pacote de 21 mil vírus (400 a menos do que o AVG), contudo, ele não precisou ter sua sensibilidade de varredura aumentada para isso. Ainda na parte de proteção, o software garantiu uma proteção bastante eficaz no acesso a um conjunto de sites que contaminam o PC com malware.

Dos cinco, o software é o que consumiu menos memória RAM quando estava em standby, em torno de 2 MB. Durante a varredura, o consumo aumentava para quase 6 MB e não comprometia o desempenho do computador.

Ele não impactou muito o desempenho do Windows: o sistema operacional ficou cerca de 41% mais lento no boot depois que o Avast foi instalado.

No teste, foi constatado que o Avast é o que mais oferece recursos. Ele vem com proteção contra phishing, spyware e rootkit. Tem ainda sistemas para verificar vírus em e-mails, mensageiros e programas de trocas de arquivos P2P. O conjunto, vale dizer, aumenta a capacidade de proteção do software.

O software, que até a versão 4.8 sofria com sua interface confusa e feia (quem se lembra do modelo que imitava um player de áudio?), agora tem uma central de controle sofisticada, bonita e bem intuitiva. Os usuários encontram facilmente os botões para a varredura contra vírus e as configurações são fáceis de fazer. Essa facilidade toda é graças aos textos que explicam os comandos do software, que estão bem localizados.

É por causa desse equilíbrio em todos os quesitos, que o software foi o que mais se destacou nos testes.

Fonte: Infolab

  • Amós Elias Siqueira Melo

    Discordo totalmente! Pra mim disparado o Baidu. Leve, discreto, etc. Antes usava os famosos campeões de formatação. Depois que passei para o Baidu acredito que teria até dificuldade para formatar. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • José Luiz Santos

    Aqui na minha casa eu só parei de pagar antivírus quando conheci o PSafe, porque ele não tem recursos que precisam ser pagos, achei bacana e fiquei com ele.

  • Leonardo Ribeiro

    Antivírus é difícil, já testei vários…Não conseguia parar em um, parei mesmo com o PSafe, por ser completo.

  • André Nascimento

    Antivírus gratuito bom pra minha é o psafe. De graça mesmo, não preciso pagar a mais por nenhum tipo de recurso.

  • Rafael

    Instalei o Psafe no meu computador, até que é bom sim, melhora o desempenho do pc na hora de inicializar, pra mim está de bom tamanho.
    http://www.vivendoonline.com.br

  • Amanda Lazzarini

    O avast pode até oferecer mais recursos, mas nem de longe é mais simples de usar. Por isso que tô com o psafe.

  • Caio Fonseca

    Tem
    dois antivírus grátis que gosto bastante, e já usei. O AVG, e o Psafe, O Avast
    é bom, mas eu indicaria a versão paga mesmo. Acho mais seguro.

  • Rafael Teixeira

    O Psafe deveria ter entrado na lista, um monte de gente falando dele, também usei e achei bom, ainda mais por ser de graça.

  • Rodrigo Almeida

    Eu acho que a lista e detalhes apresentados aqui são interessantes! Mas eu gostaria de dizer que eu acho que qualquer app tem vantagens..basta você entender a sua necessidade. Eu acho o Avast um excelente antivirus, assim como o Avira…O PSafe que a menina aqui cita é excelente tb e é o que eu uso, até pq é brasileiro! Eu acho que quem tem boa vontade em desenvolver o produto pode ser vencedor no futuro. Tem muita gente séria trabalhando na internet!

  • Maria Fernanda

    Usei por muito tempo o Avira, mas hj em dia uso o Psafe pq é gratis e não pesa no computador, talvez por ser em nuvem…

  • Fernando Pereira

    Os melhores que já tive foram Avira e McAfee, agora o que eu não indico e que ferrou com meu sistema operacional alterando várias configurações e tive que formatar foi a PORCARIA DA BAIDU. Não recomendo pra ninguém a péssima experiência que tive com ele!

  • Jaqueline Martins

    Gosto muito do Avast e já tive o Avira, todos os dois foram muito eficazes na proteção do meu pc, agora o problema são os que fingem de antivírus e só servem pra deixar o pc mais vulnerável ainda, como o da PORCARIA DA BAIDU.

  • Cristiano Faria

    Tem ótimos antivírus gratuitos no mercado, mas tem que tomar cuidado com os do tipo Baidu que dizem proteger e só ferram com a máquina do usuário alterando configurações do sistema e gerando enormes prejuízos.

  • Guilherme Voltshofen

    Usei o AVG por muitos anos mas ultimamente dá impressão q ele ficou pesado demais… tenho me adaptado bem com um da Psafe, q é mais leve e por ser em nuvem se atualiza sempre

  • Carlos Albuquerque

    eu acho que não existe isso de qual é o melhor cara, cada maquina e pessoa funciona melhor um tipo de programa. dizem que esse avast é otimo, mas eu nao me adaptei a ele. eu gosto ,mt do avg, ja usei bastante, atualmente estou usando o da psafe, pra mim esses dois sao melhores pra mim.

  • João Ribeiro

    Eu já usei muito o Avast e nada tenho a falar dele. O Avg já me deixou na mão. Hoje em dia eu to usando o PSafe total, por conta da multifuncionalidade dele. Além disso, eu curto antivírus bem avaliado pelo AV-Test!

  • Rafael Teixeira

    eu nao gosto mt da versao grátis do avast, acho que deixa a desejar, pra mim free, pode ser ou o avg ou da psafe, sao os que ja usei.

  • Cintia Souza

    Usei Avast e foi até legal por um tempo mas depois passei por um sufoco com um vírus que o mesmo não detectou, aí, uma amiga da igreja me falou de um tal de Psafe e estou gostando!!!

  • Marília Viana

    eu sei que é opinião pessoal, cada pessoa se identifica com
    um tipo de programa, eu já usei Avira, mas dps teve q pagar e desisti,
    atualmente, uso psafe total e gosto mt das funções, acho bem fácil.

  • Michel Suarez

    A BAIDU é uma empresa chinesa que chegou ao Brasil em 2012 e JÁ SOFREU DIVERSOS PROCESSOS na China, Japão e EUA. A BAIDU age com práticas ILEGAIS na internet promovendo a instalação de seus produtos SEM A SUA PERMISSÃO, usando e abusando do recurso da co-instalação, que acontece quando você baixa algum software e um programa da BAIDU vem junto no pacote, permitindo a INVASÃO e configuração de arquivos do sistema, não permitindo sua desinstalação da máquina afetada.

    Faça você mesmo uma busca no Google digitando apenas “REMOÇÃO BAIDU” e comprove que milhões de usuários já foram vítimas dessas práticas ilegais que a BAIDU vem promovendo e suas indignações! Queremos o fim dessa praga no Brasil. Chega de empresas estrangeiras tentarem realizar práticas ilegais nos nossos computadores! Fora BAIDU!

  • Fernando Pereira

    Voltei pro bom e velho AVG depois de ter meu computador totalmente danificado pelo antivírus da Baidu!

  • Fabiana Borges

    Uso Psafe também! E pelo que eu tenho visto tem muita gente falando bem como eu! é pq funciona! 🙂

  • Clara Medeiros

    Tô com a galera do psafe! Uso há um tempinho e curto bastante, faz um trabalho bom e é leve!

  • André Nascimento

    Tô com a galera do psafe! Uso há um tempinho e curto bastante, faz um trabalho bom e é leve!

  • Barbara Sampaio

    Gosto do Avast e do Psafe. Todos dois sempre foram bem eficazes na proteção do meu note. Hoje uso o psafe pq ele melhora o desempenho depois das varreduras.

    • Ian Hoffman

      boa, Barbara! to usando este da psafe também e curtindo! deixa o computador mais rápido mesmo com as varreduras!

  • Wallace Monteiro

    O melhor que tive até foi o Avast e uso até hoje. Tinha que fazer uma matéria com os piores antivírus do mercado e com certeza a PORCARIA DA BAIDU seria campeã em problemas.

    • Viviane Marinho

      Eu tb gostava muito do avast, mas de uns tempos pra cá achei que ele estava deixando passar alguns vírus e tive problemas de infecção… Um amigo me indicou o da Psafe e estou testando. Parece ser bom… vamos ver!

  • Samuel Barbalho

    A maioria dos antivírus gratuitos de nome são bons, já tive o avast e o avira e agora uso o da psafe. Nunca tive problema com nenhum!

  • Arthur Salles

    Sem dúvida eu continuo usando o psafe.
    Eu já usei o avast, mas ele é pago e nem tão eficiente quanto…

    • Ian Hoffman

      também usava o do avast, fiquei mega apertado de grana e estou usando o da psafe, Arthur!

  • João Ribeiro

    Sinceramente, eu acho o Avast e o AVG ótimos, mas meu primo comprou um aparelho aqui no Paralela Shopping e um usuário que estava lá trocando o dele, indicou pra ele o PSafe Android. Ele curtiu e me indicou e eu acabei descobrindo que tem pra PC tb. Muito legal, e poderia estar nessa lista, é gratuito tb! Segue a boa linha do Avira, Avast, AVG e outros otimos!

  • Kayo Sampaio

    Tb caí no golpe da BAIDU e foi instalado SEM A MINHA PERMISSÃO o antivírus que é uma verdadeira droga! ô programinha cheio de bugs e é bem malicioso! Removi e instalei o da Avast que me atende bem.

  • Rê Lira

    Já passei por alguns desses mas fiquei foi no Psafe, que vocês deveriam incluir na lista pra ontem! 🙂

  • Kaue Balbino

    Baixei o Psafe a pouco tempo e tenho curtido.

    • André Nascimento

      Ele é bem interessante, é prático e fácil de usar. Gosto também da limpeza de disco que desafoga o pc!

  • Julio Pereira

    Eu estava procurando um antivírus e achei PSafe.Decidi ficar pela rapidez e facilidades.

  • Ana Clara D.

    Eu uso psafe. Na verdade ele tinha aparecido com co-instalação e acabei excluindo. Depois vi que eles nem tavam mais trabalhando com isso e uns amigos indicaram. Resolvi testar e achei muito bom. É leve e tb deixa o pc mais rápido.

  • Guilherme Voltshofen

    Eu ando meio estressado com o Avira gratuito pq vive expirando e o Avast pesa muito no meu pc… Depois de testar alguns meio q parei no psafe pq tá sendo o mais razoável de todos, apesar de eu não conhecer muito de tecnologia em nuvem, esse é o q tem mostrado melhor resultado por enquanto

  • José Roberto

    Gosto e uso o do da psafe por indicação de amigos e até agora não tive problemas.

  • Adriana

    Eu uso o antivírus gratuito psafe e desde a última atualização, parece que deu uma melhorada!

  • ANDRÉ FERNANDE

    Estou testando o da psafe e se não adiantar, vou ter que comprar um bom. Não sei mais se vale a pena ficar com antivírus grátis.

  • Colocam o Essentials e nem falam da PSafe? Um dos antivírus mais leves do mercado. Uso há um tempinho e adoro.

  • Rebeca

    Por enquanto estou usando o psafe e ele está se saindo melhor que o outro antivírus que tinha aqui. Vocês podiam fazer esse teste com ele também, né?

  • Gisele

    Tenho PSafe e acho ótimo. Super eficiente pra detectar ameaças, sem publcidade e meu computador ficou mais rápido.

  • Iara Rezende

    Esse Psafe é ruim demais. Não limpa nada e ainda deixa o computador super lerdo. Péssimo.

    Esse Psafe é ruim demais. Não limpa nada e ainda deixa o computador super lerdo. Detesto!

  • VanessaOliveira

    É uma droga, esse PSafe. E, para quem não sabe, o Psafe no Brasil é laranja da Qihoo, que ficou conhecida na China por sacanear milhares de usuários vendendo essa porcaria disfarçada em outro produto. Tem que ser muito trouxa p/ instalar um lixo desse.

  • Lauro

    Eu baixei o pacote do psafe e achei muito bom, super completo. Eu ja tive avg e nao curti muito, achei meio complicado de mexer.

  • leonidas

    avg e avira sao uns cocos, nunca resolvem nada, só o psafe mesmo pra nos livrar dessas pragas virtuais. super indico

  • Felipe

    Esse psafe é bom mesmo? Vou fazer o teste, ja ouvo mta gente falando bem dele.

    • Ricardo Monteiro

      Eu gosto, ele é bem leve. E removeu vírus que passaram batidos pelo AVG!

    • Ricardo Azevedo

      Felipe, uso o PSafe no meu computador e também no meu smartphone, veja só já testei AVG, Avast, Avira, Baidu e todos esses, muitos no uso pessoal e outros no profissional e a nível de estudos, já que fiz um curso de segurança na web. Kaspersky é um excelente antivírus, mas se você não tem grana para desembolsar nessa ferramenta, esqueça…o PSafe é gratuito e tem tido um desempenho superior aos que citei anteriormente. Sugiro que faça o teste. Abraços

  • Diria que, dos principais, são como os sistemas operacionais: cada um com uma vantagem e diferenças, de desempenho a usabilidade. Contudo, praticamente todos os testes, sejam encomendados, ou feitos por empresas especializadas em segurança, mostram a superioridade do Kaspersky. Ele é, definitivamente, o melhor dos melhores – claro, pago.

  • Sergio

    Já tinham me falado mesmo que esse Psafe era bom. Vou baixar.

  • Pedro

    Dos gratuitos sem duvida nenhuma o melhor é o psafe. Confio mto nele, faz 1 ano que eu uso e nao me arrependo.

    • Letícia

      To começando a usar ele agora, mas já estou vendo bons resultados. Acho que ele é bom mesmo, como tenho ouvido falar.

  • Clayton

    Acho que entre os gratuitos e até mesmo pagos, o Baidu Antivírus (http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt) é o melhor.
    Não deixa passar nenhum vírus e ainda é bem fácil de usar.
    Recomendo a todos!

  • Heloisa Teodoro

    O melhor, gratuito, é o Baidu Antivírus http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt

    To usando ele e não tenho do que reclamar.

    • Lu Souza

      O BAV é ótimo! Protege bem e é simples de utilizar. Recomendo.